segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

A Criança e o medo de aprender

 
A Criança e o medo de aprender (2001) Serge Boimare. Lisboa: Climepsi Editores.
 
Serge Boimare, professor especializado e psicólogo clínico, põe em causa ao longo desta obra, todo o sistema e os métodos pedagógicos que desencadeiam o processo ensino/aprendizagem.
Interroga-se "como  é possível que crianças inteligentes, que mostram noutros aspectos, evidentes qualidades de adaptação e de compreensão do mundo que as rodeia, não consigam transferir essas capacidades para o enquadramento da sala de aula?"(p.16). Pergunta ainda "que força misteriosa é que poderá levar crianças inteligentes, preocupadas com os seus interesses, a não utilizarem os meios intelectuais de que dispõem, num local onde tudo isso é particularmente valorizado?" (p.17).
Aborda o sentimento de sofrimento, de crianças e jovens que muitas vezes se traduz em problemas de comportamento que tornam a situação ainda mais pesada e foca a rigidez da relação professor/aluno, onde é frequente a preocupação em dar à turma da mesma idade, ao mesmo nível, no mesmo tempo, a matéria a abordar. Refere ainda o pouco espaço deixado à criatividade, ao desejo e à liberdade de expressão que, segundo ele, são responsáveis pelo malogro
da educação.
Aprender é encontrar limites e regras, é ser confrontado com as insuficiências, é aceitar desistir das certezas, integrar-se num grupo sem ser o seu líder, é permitir ser comparado, julgado, submeter-se. Dados difíceis de admitir, ainda mais para os que cresceram na recusa da frustração, na ausência de referências e/ou  obrigações, na exclusividade da relação.
O autor apela assim para a importância da relação professor/aluno, afirmando que "uma boa progressão de uma aula de crianças com dificuldades de aprendizagem assenta, acima de tudo, nessa capacidade que o professor terá de desactivar, por vezes, até de desintoxicar, todos esses sentimentos parasitas que se ligam à situação de aprendizagem e a pervertem"(p.24).
Esta capacidade do professor não é inata, segundo o autor, ela pode ser  trabalhada e melhorada, desenvolvendo uma reflexão sobre o tipo de resposta que se dá às crianças em função da sua personalidade, do seu passado educativo e dos seus projectos pedagógicos.
Este livro refere ainda as diferentes teorizações sobre o insucesso escolar. Uns defendem o aspecto reeducativo, reforçar e solidificar saberes, aprender a gerir estratégias cognitivas, tranquilizando a criança. Outros defendem o aspecto relacional.  Ambos  legítimos e com razão de existir.
Para este autor, o fracaso educativo precoce, representa um perfil determinante no futuro intelectual das crianças. Estas, para manter um equilíbrio de forma a protegerem-se do acto de pensar, não suportarão regras que lhes são necessárias e muito menos o confronto com o vazio e a solidão.
Para se defenderem, criarão uma carapaça protectora que se manifestará na recusa em questionar e duvidar, e a recusa do mundo interior. Por isso, perante a situação de aprendizagem, sentem-se mal e com medos que ocorrem no espaço para o funcionamento intelectual, reservado à dúvida e à pesquisa.
O autor apela ao restauro da relação pedagógica. Um fracasso educativo precoce tem muita influência no modo de aprender .
Crianças e adolescentes com um pesado passivo escolar, revelam medos que os inquietam e desorganizam. As recusas face ao saber num trabalho interior de assimilação, confrontam o suportar dos limites e a renúncia que acompanha o pensamento.
O autor, na sua prática pedagógica, apoia-se nas obras de Júlio Verne, nas suas situações de simplicidade dramática, onde são sempre as necessidades e as preocupações primárias que estão em causa, para abordar matemática ou gramática,  para ensinar a ler e a escrever, tornando os alunos sensíveis às sugestões que lhes são feitas para abordarem a aprendizagem. Diminuir a violência e a impaciência e abordar a aprendizagem da leitura, provoca mudança na atitude das crianças, as histórias permitem o alargamento do imaginário das crianças.
O uso do conto para crianças e jovens com atraso no seu percurso escolar, permite um espaço onde a troca de palavras substitui o insulto e a provocação verbal, deste modo a  partir de Júlio Verne, da Mitologia Grega e Romana, de passagens da Bíblia e de Poesias, o autor  relata  casos  de alguns jovens, surpreendendo-nos com uma deliciosa narrativa, muito agradável de ler, através de exemplos minuciosos que permitem compreender melhor e ajudar crianças que sofrem de difuldades de aprendizagem.
 
Elvira Cristina Silva
 
in rubrica Prelo CEI 59 (julho/set. 2001) 



Sem comentários:

Leituras

Leituras
Os livros que se seguem apresentam as minhas opiniões sobre os mesmos. Exclusivamente o meu "ponto de vista". EC

Para além do óbvio- Histórias sociais

Para além do óbvio- Histórias sociais
Clicar na imagem para ler o post

Autismo

Autismo
clicar na imagem para ler o post

30 anos, 30 pessoas, 30 histórias

30 anos, 30 pessoas, 30 histórias
clicar na imagem para ler o post

Índice médio de felicidade

Índice médio de felicidade
clicar na imagem para ler o post

Eu até sei voar

Eu até sei voar
clicar na imagem para ler o post

Mágoas da Escola

Mágoas da Escola
clicar na imagem para ler o post

CINCO PAIS NATAIS E TUDO O MAIS

CINCO PAIS NATAIS E TUDO O MAIS
clicar na imagem para ler o post

Deixa-me entrar

Deixa-me entrar
clicar na imagem para o post

Caderno de Tóquio

Caderno de Tóquio
clicar na imagem para ler o post

Le goût des glaces

Le goût des glaces
clicar na imagem para ler o post

Não os desiludas - histórias da escola

Não os desiludas - histórias da escola
clicar na imagem para ler o post

Eu quero Amar, Amar perdidamente

Eu quero Amar, Amar perdidamente
clicar na imagem para ler o post

A ferramenta que faz os contos

A ferramenta que faz os contos
Clicar na imagem para ler o post

A arte de ensinar

A arte de ensinar
clicar na imagem para ler o post

O Futuro da Escola Pública

O Futuro da Escola Pública
clicar na imagem para ler o post

A inclusão nas escolas

A inclusão nas escolas
clicar na imagem para ler o post

Crianças em Risco VOL 4

Crianças em Risco VOL 4
clicar na imagem para ler o post

A vida na porta do frigorífico

A vida na porta do frigorífico
clicar na imagem para ler o post

O mundo segundo BOB

O mundo segundo BOB
clicar na imagem para ler o post

A Saga de um Pensador - O Futuro da Humanidade

A Saga de um Pensador - O Futuro da Humanidade
clicar na imagem para ler o post

A intuição leitora, a intuição narrativa

A intuição leitora, a intuição narrativa
clicar na imagem para ler o post

Tu tens direito

Tu tens direito
clicar na imagem para ler o post

Políticas educativas em Portugal

Políticas educativas em Portugal
Clicar na imagem para ler o post

Mafaldisses - crónica sobre rodas...

Mafaldisses - crónica sobre rodas...
clicra na imagem para ler o post

Todas as cores do vento

Todas as cores do vento
clicar na imagem para ler o post

Prisioneiro em mim

Prisioneiro em mim
clicar na imagem para ler o post

Crónicas do avó Chico

Crónicas do avó Chico
cliacar na imagem para ler o post

PSICOMOTRICIDADE – Jogos facilitadores de aprendizagem

PSICOMOTRICIDADE – Jogos facilitadores de aprendizagem
Clicar na imagem para ler o post

Fala Comigo

Fala Comigo
clicar na imagem para ler o post

Sara, A Luz

Sara, A Luz
clicar na imagem para ler o post

Indisciplina Na Escola

Indisciplina Na Escola
clicar na imagem para ler o post

O quarto de Jack

O quarto de Jack
clicar na imagem para ler o post

A Magia das chaves

A Magia das chaves
clicar na imagem para ler o post

Gaudi, um romance

Gaudi, um romance
clicar na imagem para ler o post

o ladrão de Sombras

o ladrão de Sombras
clicar na imagem para ler o post

Partes de mim

Partes de mim
clicar na imagem para ler o post

História de uma esquizofrenia - Jérémy, sua família, a sociedade

História de uma esquizofrenia - Jérémy, sua família, a sociedade
clicar na imagem para ler o post

Maria e Eu

Maria e Eu
clicar na imagem para ler o post

Agarrem-me ou dou cabo desses palhacitos!

Agarrem-me ou dou cabo desses palhacitos!
clicar no post para ler a imagem

Rafeiro Perfumado: "Are you ladrating to me?!?"

Rafeiro Perfumado: "Are you ladrating to me?!?"
Clicar na imagem para ler o post

"Rafeiro Perfumado: a minha vida dava um blog"

"Rafeiro Perfumado: a minha vida dava um blog"
Clicar na imagem para ler o post

O menino de Cabul

O menino de Cabul
clicar na imagem para ler o post

A Educação na Finlândia: Os segredos de um sucesso

A Educação na Finlândia: Os segredos de um sucesso
Clicar na imagem para ler o post

"Aproveitem a vida"

"Aproveitem a vida"
Clicar na imagem para ler o post

"Olha-me nos Olhos"

"Olha-me nos Olhos"
Clicar na imagem para ler o post

"Einstein nunca amou"

"Einstein nunca amou"
Clicar para ler o post

"Mais alto do que as palavras"

"Mais alto do que as palavras"
Clicar para ler o post

Temos de falar sobre o Kevin

Temos de falar sobre o Kevin
clicar na imagem para ler o post

Os Mistérios do Sono

Os Mistérios do Sono
Clicar na imagem para ler o post

Quem mexeu no meu queijo

Quem mexeu no meu queijo
Clicar na imagem para ler o post

Aprender Juntos para Aprender Melhor

Aprender Juntos para Aprender Melhor
clicar na imagem para ler o post

A criança que não queria falar

A criança que não queria falar
clicar na imagem para ler o post

Domesticar a hiperactividade e o défice de atenção

Domesticar a hiperactividade e o défice de atenção
clicar na imagem para ler o post

Síndroma de Down: Leitura e Escrita

Síndroma de Down: Leitura e Escrita
clicar para ler o post

Inclusão - Um guia para Educadores e Professores

Inclusão - Um guia para Educadores e Professores
clicar na imagem para ler o post

O jardim de infância e a família

O jardim de infância e a família
clicar para ler o post

Organização da componente de Apoio à Familia

Organização da componente de Apoio à Familia
clicar na imagem para ler o post

Contributos para o estudo das práticas de Intervenção Precoce em Portugal

Contributos para o estudo das práticas de Intervenção Precoce em Portugal
clicar na imagem para ler o post

O segredo das crianças felizes

O segredo das crianças felizes
Clicar na imagem para ler o post

Crianças (e pais) em risco

Crianças (e pais) em risco
Clicar para ler o post

Comportamentos e estratégias de actuação na sala de aula

Comportamentos e estratégias de actuação na sala de aula
clicar para ler o post

Educar com os pais

Educar com os pais
clicar na imagem para ler o post

A Criança e o Medo de Aprender

A Criança e o Medo de Aprender
clicar na imagem para ler o post

Hiperatividade Eficaz

Hiperatividade Eficaz
clicar na imagem para ler o post

A criança e o psicólogo

A criança e o psicólogo
clicar na imagem para ler o post

A matemática no pré escolar

A matemática no pré escolar
clicar para ler o post

A experiência motora no meio aquático

A experiência motora no meio aquático
clicar na imagem para ler o post

Problemas de alimentação na criança

Problemas de alimentação na criança
clicar na imagem para ler o post

A Intervencão Precoce e a criança com Síndrome de Down

A Intervencão Precoce e a criança com Síndrome de Down
clicar na imagem para ler o post

Educar, promover, emancipar - os contributos de Paulo Freire e Rui Grácio para uma Pedagogia Emanci

Educar, promover, emancipar - os contributos de Paulo Freire e Rui Grácio para uma Pedagogia Emanci
clicar na imagem para ler o post

Da investigação às práticas

Da investigação às práticas
clicar na imagem para ler o post

Valores Educativos, Cooperação e Inclusão autor: Ramos Leitão(Salamanca 2010)

Ouvindo o silêncio

O estranho caso do cão morto

Mal entendidos