segunda-feira, 20 de abril de 2015

Eu Quero Amar, Amar Perdidamente

Eu Quero Amar, Amar Perdidamente
de Isabel Abecassis Empis
Oficina do Livro (2008)

Neste livro reúne-se uma compilação de vinte e quatro crónicas publicadas pela autora na revista "Pais & Filhos",  Isabel Empis. Com base na sua experiência profissional de psicóloga e psicoterapeuta, mas também pessoal, aborda temas inerentes ao desenvolvimento humano com particular relevo para o da criança. Para além da sua visão optimista na abordagem que faz dos diferentes temas, conta ainda com a colaboração de opinião de uma ou duas pessoas de várias áreas para cada crónica, alargando assim o ponto de vista sobre cada um, o que demonstra não só a despretensão na sua opinião exclusiva, como enfatiza a reflexão sobre o mesmo. Uma viagem ao conhecimento de nós próprios e à criança que permanece em cada um de nós, em actos de simplicidade, evidenciando como premissa o acto de viver a vida com a máxima, tudo nasce, cresce e se desenvolve na e pela relação (...) (pág. 95). Amar, amar perdidamente, um título que nos remete imediatamente para o poema de Florbela Espanca onde se enaltece a importância de viver cada dia com afectos e bem querer. "Estar vivo não é um problema, é uma circunstância que traz consigo um sem número de possibilidades interessantes" (pág. 119).
Aborda a escola, o diagnóstico de hiperatividade e a necessidade da escola ser um espaço prazeiroso. Infelizmente um local que não contempla brincadeiras, ..."enaltecer as aprendizagens prazerosas, alegres e criativas” (pág. 122; 205), as regras versus tolerância (pág. 207).
Destaco um item em particular  onde se aborda a escola, com o título "Estar preparado para a vida: um conceito absurdo" não nos preparamos, vivemos simplesmente!!!!
Enfatiza a necessidade de respeitar o mundo das crianças e da sua criatividade, em detrimento da constante reprovação do brincar, porque, todos deveríamos saber que brincar é uma coisa séria, em vez da ideia errada de que brincar é inútil (pág. 120), ideia partilhada por muitos adultos, professores inclusive. "É fundamental termos presente este aspecto de que a educação, baseada nesta atitude de partilha do adulto durante a infância, pode ir permitindo uma atitude de construção de pontes, e não de muros, em relação às capacidades criativas e de aprendizagem da própria criança, bem como à sua capacidade de receber o que vem do adulto, do mundo, ou seja, do outro, em geral"( pág. 121) 
Um livro que reflete assuntos como a maternidade, a importância do humor na vida, com  a capacidade que temos ou não de rir de nós próprios, reatando a criança que em nós permanece. A importância da arte na formação das crianças, o riso e o choro no desenvolvimento. Não procurar justificação externa aos nossos actos contemplando a essência humana. Obviamente aborda o lado construtivo da frustração aprendendo com a transformação das nossa experiências.
"(...) a frustração não tem de sinónimo de sofrimento ou de dor, podendo antes passar a ser sinónimo de oportunidade para crescer (...) (pág. 121 /122)
A vivência de vida (pág. 133) vivendo no momento pois tudo o resto não existe. A necessidade do humor e do desaprisionar o "corpo". A importância do toque, dos abraços e afectos, do brincar, e da valorização do tempo "não é preciso ter tempo para ter tempo. Porque o tempo acontece no dia-a-dia, no aqui e no agora, e, sobretudo, na atenção que permite que um encontro humano aconteça num só minuto" (pág. 157)
Caso para lembrar o velho adágio "a vida é bela, nós é que damos cabo dela". Este livro constata a realidade de amarmos a vida, deslumbrando-nos permanentemente com o mundo. Parece simples, no entanto essa ideia dogmática afasta-nos na correria dos dias. Porque é que não permanecemos apaixonados pela vida?
Em 2002  escrevi um editorial de uma revista que à data coordenava, dando título a esse editorial de “Apaixonem-se!...” De novo sinto vontade para citar as mesmas palavras que escrevi no final desse editorial:
“É tempo de nos apaixonarmos e agir. E você, o que é que já fez hoje para se apaixonar, quanto mais não seja por cada dia de vida?” (1)


Elvira Cristina Silva

(1) (in: Cadernos de educação de Infância nº 61 – abril/maio/junho)

in: Sugestão de leitura na Newsletter Pró-Inclusão nº 84 - pág. 9 (abril 2015 - 1ª quinzena)

Sem comentários:

Leituras

Leituras
Os livros que se seguem apresentam as minhas opiniões sobre os mesmos. Exclusivamente o meu "ponto de vista". EC

Para além do óbvio- Histórias sociais

Para além do óbvio- Histórias sociais
Clicar na imagem para ler o post

Autismo

Autismo
clicar na imagem para ler o post

30 anos, 30 pessoas, 30 histórias

30 anos, 30 pessoas, 30 histórias
clicar na imagem para ler o post

Índice médio de felicidade

Índice médio de felicidade
clicar na imagem para ler o post

Eu até sei voar

Eu até sei voar
clicar na imagem para ler o post

Mágoas da Escola

Mágoas da Escola
clicar na imagem para ler o post

CINCO PAIS NATAIS E TUDO O MAIS

CINCO PAIS NATAIS E TUDO O MAIS
clicar na imagem para ler o post

Deixa-me entrar

Deixa-me entrar
clicar na imagem para o post

Caderno de Tóquio

Caderno de Tóquio
clicar na imagem para ler o post

Le goût des glaces

Le goût des glaces
clicar na imagem para ler o post

Não os desiludas - histórias da escola

Não os desiludas - histórias da escola
clicar na imagem para ler o post

Eu quero Amar, Amar perdidamente

Eu quero Amar, Amar perdidamente
clicar na imagem para ler o post

A ferramenta que faz os contos

A ferramenta que faz os contos
Clicar na imagem para ler o post

A arte de ensinar

A arte de ensinar
clicar na imagem para ler o post

O Futuro da Escola Pública

O Futuro da Escola Pública
clicar na imagem para ler o post

A inclusão nas escolas

A inclusão nas escolas
clicar na imagem para ler o post

Crianças em Risco VOL 4

Crianças em Risco VOL 4
clicar na imagem para ler o post

A vida na porta do frigorífico

A vida na porta do frigorífico
clicar na imagem para ler o post

O mundo segundo BOB

O mundo segundo BOB
clicar na imagem para ler o post

A Saga de um Pensador - O Futuro da Humanidade

A Saga de um Pensador - O Futuro da Humanidade
clicar na imagem para ler o post

A intuição leitora, a intuição narrativa

A intuição leitora, a intuição narrativa
clicar na imagem para ler o post

Tu tens direito

Tu tens direito
clicar na imagem para ler o post

Políticas educativas em Portugal

Políticas educativas em Portugal
Clicar na imagem para ler o post

Mafaldisses - crónica sobre rodas...

Mafaldisses - crónica sobre rodas...
clicra na imagem para ler o post

Todas as cores do vento

Todas as cores do vento
clicar na imagem para ler o post

Prisioneiro em mim

Prisioneiro em mim
clicar na imagem para ler o post

Crónicas do avó Chico

Crónicas do avó Chico
cliacar na imagem para ler o post

PSICOMOTRICIDADE – Jogos facilitadores de aprendizagem

PSICOMOTRICIDADE – Jogos facilitadores de aprendizagem
Clicar na imagem para ler o post

Fala Comigo

Fala Comigo
clicar na imagem para ler o post

Sara, A Luz

Sara, A Luz
clicar na imagem para ler o post

Indisciplina Na Escola

Indisciplina Na Escola
clicar na imagem para ler o post

O quarto de Jack

O quarto de Jack
clicar na imagem para ler o post

A Magia das chaves

A Magia das chaves
clicar na imagem para ler o post

Gaudi, um romance

Gaudi, um romance
clicar na imagem para ler o post

o ladrão de Sombras

o ladrão de Sombras
clicar na imagem para ler o post

Partes de mim

Partes de mim
clicar na imagem para ler o post

História de uma esquizofrenia - Jérémy, sua família, a sociedade

História de uma esquizofrenia - Jérémy, sua família, a sociedade
clicar na imagem para ler o post

Maria e Eu

Maria e Eu
clicar na imagem para ler o post

Agarrem-me ou dou cabo desses palhacitos!

Agarrem-me ou dou cabo desses palhacitos!
clicar no post para ler a imagem

Rafeiro Perfumado: "Are you ladrating to me?!?"

Rafeiro Perfumado: "Are you ladrating to me?!?"
Clicar na imagem para ler o post

"Rafeiro Perfumado: a minha vida dava um blog"

"Rafeiro Perfumado: a minha vida dava um blog"
Clicar na imagem para ler o post

O menino de Cabul

O menino de Cabul
clicar na imagem para ler o post

A Educação na Finlândia: Os segredos de um sucesso

A Educação na Finlândia: Os segredos de um sucesso
Clicar na imagem para ler o post

"Aproveitem a vida"

"Aproveitem a vida"
Clicar na imagem para ler o post

"Olha-me nos Olhos"

"Olha-me nos Olhos"
Clicar na imagem para ler o post

"Einstein nunca amou"

"Einstein nunca amou"
Clicar para ler o post

"Mais alto do que as palavras"

"Mais alto do que as palavras"
Clicar para ler o post

Temos de falar sobre o Kevin

Temos de falar sobre o Kevin
clicar na imagem para ler o post

Os Mistérios do Sono

Os Mistérios do Sono
Clicar na imagem para ler o post

Quem mexeu no meu queijo

Quem mexeu no meu queijo
Clicar na imagem para ler o post

Aprender Juntos para Aprender Melhor

Aprender Juntos para Aprender Melhor
clicar na imagem para ler o post

A criança que não queria falar

A criança que não queria falar
clicar na imagem para ler o post

Domesticar a hiperactividade e o défice de atenção

Domesticar a hiperactividade e o défice de atenção
clicar na imagem para ler o post

Síndroma de Down: Leitura e Escrita

Síndroma de Down: Leitura e Escrita
clicar para ler o post

Inclusão - Um guia para Educadores e Professores

Inclusão - Um guia para Educadores e Professores
clicar na imagem para ler o post

O jardim de infância e a família

O jardim de infância e a família
clicar para ler o post

Organização da componente de Apoio à Familia

Organização da componente de Apoio à Familia
clicar na imagem para ler o post

Contributos para o estudo das práticas de Intervenção Precoce em Portugal

Contributos para o estudo das práticas de Intervenção Precoce em Portugal
clicar na imagem para ler o post

O segredo das crianças felizes

O segredo das crianças felizes
Clicar na imagem para ler o post

Crianças (e pais) em risco

Crianças (e pais) em risco
Clicar para ler o post

Comportamentos e estratégias de actuação na sala de aula

Comportamentos e estratégias de actuação na sala de aula
clicar para ler o post

Educar com os pais

Educar com os pais
clicar na imagem para ler o post

A Criança e o Medo de Aprender

A Criança e o Medo de Aprender
clicar na imagem para ler o post

Hiperatividade Eficaz

Hiperatividade Eficaz
clicar na imagem para ler o post

A criança e o psicólogo

A criança e o psicólogo
clicar na imagem para ler o post

A matemática no pré escolar

A matemática no pré escolar
clicar para ler o post

A experiência motora no meio aquático

A experiência motora no meio aquático
clicar na imagem para ler o post

Problemas de alimentação na criança

Problemas de alimentação na criança
clicar na imagem para ler o post

A Intervencão Precoce e a criança com Síndrome de Down

A Intervencão Precoce e a criança com Síndrome de Down
clicar na imagem para ler o post

Educar, promover, emancipar - os contributos de Paulo Freire e Rui Grácio para uma Pedagogia Emanci

Educar, promover, emancipar - os contributos de Paulo Freire e Rui Grácio para uma Pedagogia Emanci
clicar na imagem para ler o post

Da investigação às práticas

Da investigação às práticas
clicar na imagem para ler o post

Valores Educativos, Cooperação e Inclusão autor: Ramos Leitão(Salamanca 2010)

Ouvindo o silêncio

O estranho caso do cão morto

Mal entendidos